Panorama 2014

Produzir o relatório anual é sintetizar um novo capítulo da nossa história com a região de São Miguel Paulista. Nesse exercício, anualmente, pensamos em caminhos para a apresentação desses resultados de maneira diferente, acompanhando as transformações do trabalho e das nossas formas de atuação.

A missão da Fundação Tide Setubal de contribuir para o desenvolvimento local sustentável e a melhoria da qualidade de vida, por meio do empoderamento da comunidade, começou em 2006, com oferta de serviços para crianças, adolescentes, jovens e suas famílias no atendimento realizado no CDC Tide Setubal e no Galpão de Cultura e Cidadania.

Esses dois espaços, com gestão da Fundação, são o ponto de partida para nossa atuação, que, pouco a pouco, foi ganhando o território. Neles, comunicação, música, teatro, esporte, lazer, literatura, qualidade de vida e temas da juventude embasam a ação de nossos núcleos para contribuir com o desenvolvimento humano, social e cultural. A partir de suas especificidades, cada núcleo trabalha projetos que proporcionam diferentes experimentações e construções para os educandos e participantes. Entretanto, mesmo com temáticas de atuação própria, ao refletirmos sobre o percurso e os resultados das ações, nos demos conta do quanto os núcleos estão conectados e fortalecidos de forma transversal e interdisciplinar. Uma busca sempre debatida em nossos planejamentos que encontra cada vez mais sua realização na prática.

A produção da quadrilha da Festa Julina do Galpão de Cultura e Cidadania é um dos exemplos dessa atuação integrada, pois uniu os diferentes núcleos em debates baseados na explosão de experiências trazidas pela Copa do Mundo e na realidade local. A troca de ideias e a reflexão se transformaram no roteiro para a apresentação batizada de O Jogo da Vida, revelando de forma teatral que os desafios de quem vive na periferia das grandes cidades ainda estão distantes de serem superados. Esse desenho com conexão entre as diferentes linguagens em uma proposta pedagógica comum também apoiou a definição dos passeios organizados durante o ano, sob a perspectiva da ampliação das referências culturais e do direito à cidade.

O movimento integrado de atendimento dos núcleos também alimenta novos arranjos de atuação no território, que serão apresentados neste relatório a partir dos três objetivos estratégicos: contribuir para redução das vulnerabilidades sociais de adolescentes e jovens; contribuir para a ampliação da oferta e da efetividade das ações de desenvolvimento de São Miguel empreendidas pelo Estado, iniciativa privada e outras organizações da sociedade civil; e promover a valorização do patrimônio cultural da região e fortalecer sua conexão com a cidade.

Ao navegar pelos objetivos 1, 2 e 3, você verá, também, como as nossas linhas de atuação atendimento, fortalecimento, sistematização, mobilização e influência em políticas públicas embasam ações conjuntas, mostrando a convergência de diferentes áreas e temáticas na busca pelos resultados institucionais.

O encontro do trabalho desenvolvido pelos núcleos com as instituições locais amplia e dá capilaridade a nossas experiências metodológicas na prática. Quando compartilhadas, apoiam novas formas de ensinar, aprender, comunicar e conviver. Em 2014, a parceria com as escolas realizada ao longo do ano, tendo como público professores, coordenadores pedagógicos, diretores, alunos e famílias, partiu da escuta das demandas dos parceiros até a elaboração de propostas adequadas a cada realidade com base em diferentes temas, como comunicação, juventude, alimentação saudável, qualidade de vida, entre outros.

Esse contato com a rede pública de educação, presente ao longo de nossa história, apoia o seu fortalecimento. Já estabelecemos parceria com 23 delas, e esse percurso acumulou experiência e proporcionou um encontro com a política pública de educação em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de São Miguel Paulista. Iniciado em 2013, esse processo ganhou força um ano depois, com a evolução da implantação da política municipal de educação Mais Educação São Paulo.

Refletir e diversificar práticas para a transformação da ambiência escolar, trabalhando as possibilidades de participação democrática entre professores, alunos e gestores; estimular o uso da tecnologia em projetos interdisciplinares de autoria dos jovens, proposta dos trabalhos colaborativos autorais do novo ciclo do Ensino Fundamental; fortalecer a rede de proteção social, rompendo o isolamento para atuar em um cenário de violência crescente no território; e diversificar as práticas educativas de esporte e educação, inspiradas em autoria, cooperação e trabalho em grupo, foram as formações que compuseram o itinerário dessa parceria. No total, 98% das 51 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), da Diretoria Regional de São Miguel Paulista, participaram dos cursos, com 8,5% dos seus professores.

Na área de cultura, a atuação da Fundação e a relação com as políticas públicas se deram na mobilização em prol do Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca da Cidade de São Paulo (PMLLB), com o compromisso da Secretaria da Cultura e a Secretaria da Educação com a portaria municipal, criando o Grupo de Trabalho para a Elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. A proposta visa à democratização do acesso, ao fomento à leitura; à formação de mediadores, à valorização institucional da leitura; ao incremento de seu valor simbólico e ao desenvolvimento da Economia do Livro.

Dar voz e visibilidade aos coletivos e às produções culturais locais é, também, marco da criação da programação cultural, catalisada pela Fundação Tide Setubal, em São Miguel Paulista. O fazer com a comunidade, e não para a comunidade, embasa a mobilização e o fortalecimento de diferentes atores locais, que somam suas iniciativas e compartilham experiências, ampliando o acesso à cultura. O Festival do Livro e da Literatura é um dos símbolos desse movimento que ocupa o espaço público com poesia e arte. Em 2014, ele reuniu cerca de 20 mil pessoas em torno de uma programação de três dias, idealizada, construída e realizada por 17 escolas públicas, 28 coletivos, 11 instituições culturais e de ensino – entre elas Itaú Cultural, Universidade Cruzeiro do Sul, Sesc Itaquera e Instituto Alana – e 23 autores presentes em apresentações teatrais, conversas com autores, rádios de rua, saraus e debates e intervenções artísticas.

Assim como simbolizamos na abertura deste hotsite, o percurso de nossas ações está desenhado no mapa de São Miguel Paulista. Para conhecê-las melhor, convidamos você a pegar “esse trem” para um passeio por 2014. Embarque nesta viagem e aproveite!

Maria Alice Setubal
Presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal