Contribuir para a redução de vulnerabilidades de adolescentes e jovens de São Miguel Paulista é um dos objetivos estratégicos da Fundação Tide Setubal para cumprir sua missão de auxiliar na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento local. Juventude, família e território são atores centrais desse processo contínuo que parte da oferta de atividades realizadas no Galpão de Cultura e Cidadania e no CDC Tide Setubal e visam ao aumento da participação e o exercício de direitos. Essas ações se ampliam no encontro com diferentes pessoas e nas parcerias com diferentes organizações de São Miguel Paulista para o fortalecimento de práticas educativas em sintonia com o território e com a cidade. (...)
No fim de uma tarde de julho de 2014, a comunidade do Jardim Lapenna estava reunida no Galpão de Cultura e Cidadania para os festejos “julinos” e parou para ver a quadrilha, que a cada ano apresenta uma história diferente, como se colocasse no palco um espetáculo teatral. Ao som do Trenzinho Caipira de Heitor Villa-Lobos, crianças, adolescentes, jovens e adultos dos diferentes projetos ocuparam o espaço, pouco a pouco, vestidos de retirantes, para contar a história da chegada de muitas famílias a São Paulo. (...)
As atividades realizadas no CDC Tide Setubal e no Galpão de Cultura e Cidadania proporcionam experimentações que contribuem para que crianças, adolescentes e jovens ampliem suas possibilidades de aprendizagem, conheçam o seu lugar e se reconheçam nele, com um sentido de pertencimento, criem vínculos entre si, exercitem a convivência e a participação. Esses caminhos começam a ser traçados dentro desses espaços, mas ganham sentido mais amplo para o desenvolvimento humano e social na circulação, que proporciona um encontro com a cidade. (...)
Antes conhecido pela vulnerabilidade, o bairro do Jardim Lapenna, hoje, também é lembrado por ter um centro formador em culinária com potencial para gerar e ofertar mão de obra qualificada: a Oficina Escola de Culinária Jardim Lapenna. Criada sob a perspectiva de ser um espaço capaz de contribuir com a geração de renda das famílias vulneráveis, a oficina ganhou força com a reformulação de cursos em sintonia com as demandas e as tendências do mercado gastronômico. (...)
A melhoria da qualidade de vida das famílias em territórios vulneráveis, objetivo do Programa Ação Família, está intrinsecamente ligada à questão da habitabilidade. Melhorar a infraestrutura da moradia contribui para uma vida com saúde e segurança, para as relações intrafamiliares e até para o desempenho escolar de crianças e jovens. Ter uma casa melhor é também desejo dos integrantes do Programa. Em uma das reuniões socioeducativas, ao serem estimulados a pensar em seus sonhos, ter uma casa melhor, aumentar os cômodos da casa, conseguir a casa própria tornar a casa mais aconchegante para a família estavam entre os desejos dos grupos. (...)
Os desafios dos territórios em alta vulnerabilidade não permitem ações isoladas. A construção de vínculos e a atuação em rede articulada de forma horizontal, com diferentes atores locais, sejam eles públicos ou representantes da sociedade civil, fortalecem e ampliam as possibilidades de proteção social de forma integral e de contribuição para o desenvolvimento local. (...)
Desde as manifestações de junho de 2013, com a ampla exposição na mídia e nas redes sociais, é possível verificar a curiosidade dos jovens sobre as possibilidades de participação e mobilização para mudança de suas realidades. Essa curiosidade alinha-se ao percurso de formação realizado pelos diferentes núcleos de atuação da Fundação que trabalham com o público de adolescentes e jovens. Atividades de comunicação comunitária, de reflexão sobre projetos de vida e elaboração de programação cultural buscam proporcionar o exercício da construção conjunta, da argumentação, do olhar crítico e do compartilhar. (...)
Atuar em parceria e disseminar metodologias são princípios de atuação da Fundação Tide Setubal desde sua chegada a São Miguel Paulista. É o trabalho conjunto, compartilhado e ressignificado que catalisa mudanças e transformações no território. Experiências que nascem no Galpão de Cultura e Cidadania e no CDC Tide Setubal ganham força no desafio de contribuir para a redução da vulnerabilidade de crianças, adolescentes e jovens, no encontro com as escolas. (...)
Assim como acontece com professores e jovens, as famílias também são público do trabalho realizado pela Fundação Tide Setubal para o fortalecimento da atuação das escolas públicas da região. Desde 2011, o programa Ação Família ampliou seu território de trabalho, somado aos grupos realizados no CDC Tide Setubal e no Galpão de Cultura e Cidadania, famílias de alunos da rede pública, que passaram a oferecer a proposta para as famílias de seus alunos. Além de atuar para a melhoria da qualidade de vida das famílias com formação nos eixos saúde, habitabilidade, solidariedade vicinal, trabalho e renda, estar dentro da escola é um cenário rico para o desenvolvimento do eixo educação. (...)
Com a proposta de apoiar microempreendedores da zona leste, O Fundo Zona Leste Sustentável realizou em 2014 o seu edital de seleção de projetos. Mais de 50 microempresas se inscreveram para participar do processo que foi divido em duas etapas. Na primeira foram selecionadas 32 microempresas, que participaram da capacitação técnica, ministrada pelo Senac-SP de julho a outubro. O curso possibilitou que os empreendedores enxergassem seus empreendimentos de forma mais concreta. Voltando o olhar para sustentabilidade, a logística, o marketing, dentre outras coisas importantes para a sobrevivência de um negócio. (...)