fortalecimento local

Fundo Zona Leste Sustentável apoia microempreendedores da região

Com a proposta de apoiar microempreendedores da zona leste, O Fundo Zona Leste Sustentável realizou em 2014 o seu edital de seleção de projetos. Mais de 50 microempresas se inscreveram para participar do processo que foi divido em duas etapas. Na primeira foram selecionadas 32 microempresas, que participaram da capacitação técnica, ministrada pelo Senac Itaquera de julho a outubro. O curso possibilitou que os empreendedores enxergassem seus empreendimentos de forma mais concreta. Voltando o olhar para sustentabilidade, a logística, o marketing, dentre outras coisas importantes para a sobrevivência de um negócio.

Ao final do curso, os empreendedores tiveram que apresentar um plano de negócios que serviu de base para a seleção final. Ao total, oito microempresas receberão apoio financeiro e técnico em 2015.

O Fundo Zona Leste Sustentável tornou-se em 2014 uma associação, com a Fundação Tide Setubal e o Instituto Alana como organizações instituidoras. O trabalho desenvolvido conta com apoio de diferentes organizações da região, entre elas, a Universidade Cruzeiro do Sul que esse ano cedeu espaço em sua unidade de São Miguel Paulista para a sede do Fundo, além de realizar campanha de captação de recursos entre seus alunos para apoiar a iniciativa. Unem-se a essas instituições: Associação Comercial de São Paulo (Distrital SMP), EACH/USP Leste, Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste, Instituto Ethos, Sebrae, Senac Itaquera, Subprefeitura de São Miguel Paulista, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Sacha Arcanjo (Oficina Cultural Luiz Gonzaga) Padre Ticão (Paróquia São Francisco), que acompanham a seleção dos projetos e as atividades realizados, como membros do Comitê Programático.

O Fundo Zona Leste Sustentável ganhou também um novo site (www.zlsustenta.org.br). Os empreendedores participaram do projeto e tem suas imagens vinculadas ao novo conceito desenvolvido para a divulgação: Vários Bairros, um Só Coração, juntos pela ZL que a gente acredita.