mobilização e articulação

CDC Tide Setubal e Galpão de Cultura e Cidadania se articulam com outros atores locais para fortalecer ações conjuntas

Os desafios dos territórios em alta vulnerabilidade não permitem ações isoladas. A construção de vínculos e a atuação em rede articulada de forma horizontal, com diferentes atores locais, sejam eles públicos ou representantes da sociedade civil, fortalecem e ampliam as possibilidades de proteção social de forma integral e de contribuição para o desenvolvimento local.

A forma de atuação do CDC Tide Setubal e do Galpão de Cultura e Cidadania é nutrida por movimentos internos, entre os diferentes projetos, e externos, com diversos parceiros para o acesso aos direitos básicos de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. A dinâmica de convivência e o fortalecimento de vínculos pessoais e comunitários abrem a possibilidade de diálogo tanto para ações preventivas como para atuação em situações emergenciais.

A conexão com nossos vizinhos no território contribui para a circulação de questões e informações importantes para ações conjuntas. A Unidade Básica de Saúde do Jardim Lapenna, localizada ao lado do Galpão de Cultura e Cidadania, conquistada pelo movimento da comunidade, é um serviço parceiro, que realiza ações e atendimentos (grupos de fonoaudiologia, de nutrição e de ginástica) para a população, além de os agentes de saúde participarem do Fórumde Moradores do Jardim Lapenna para esclarecimentos e orientações sobre questões de saúde e uso da UBS.

A CEI, também vizinha ao Galpão, além de participar de atividades promovidas pelo Ponto de Leitura e integrar a Festa Julina do espaço, recebeu apoio no fortalecimento de sua equipe com a articulação da Fundação com o Instituto PENSI – Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil e o Hospital Infantil Sabará. As demandas formativas da equipe foram ouvidas e, na sequência, a equipe participou de formações com os temas Suporte Básico para a Vida, sobre primeiros socorros para as crianças, e Desenvolvimento Infantil, com Lino de Macedo.

Em uma ação mais ampla de atendimento à população, o Galpão sediou a II Minijornada da Cidadania, em parceria com o CIC Leste. O evento realizou 195 atendimentos gratuitos, entre eles, emissão de RG, de certidão de nascimento, de casamento e óbito e de carteira de trabalho, além de exames de vista e cortes de cabelo. Os programas: Recomeço Família, para atendimento a dependentes químicos e seus familiares; Bem Querer Mulher, voltado a vítimas de violência doméstica; e o CAEF, para egressos do sistema penitenciário, também realizaram atendimentos durante a jornada.

O Programa Recomeço Família identificou o alto número de pessoas interessadas no atendimento, por isso, após o evento, a Fundação Tide Setubal e o CIC Leste articularam um desdobramento da ação, constituindo um grupo para atendimento regular no Galpão de Cultura e Cidadania. Para identificar melhor essa demanda, participaram da articulação a UBS Jardim Lapenna e o Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica (SASF), que, por conhecerem as famílias do território, apoiaram a seleção para o atendimento.

Aproximar os serviços da comunidade foi uma estratégia utilizada pelo Programa Ação Família para abrir o diálogo com os moradores, facilitando o acesso e o atendimento às famílias. Participaram desses encontros Defesa Civil, CRAS, Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica do Ministério Público e Centro de Recuperação e Educação Nutricional.

A mesma dinâmica de articulação acontece no CDC Tide Setubal. O espaço com vocação esportiva realiza anualmente atividades que conectam o espaço a diferentes escolas da localidade, essa conexão é ampliada em encontros como o Festival de Esportes, com a participação de diferentes escolas da região, conectadas pelos jogos e pelas práticas esportivas.

A parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer trouxe para o espaço uma programação com palestras e orientações sobre nutrição, higiene bucal e higiene do corpo. Nesse encontro, foram realizados testes de flexibilidade e condicionamento físico, peso, altura e pressão arterial dos participantes dos projetos.

Na mesma perspectiva do trabalho realizado no Galpão de Cultura e Cidadania, o Programa Ação Família forma grupos no CDC Tide Setubal para a melhoria da qualidade de vida das famílias. Os encontros quinzenais, focados nos eixos educação, saúde, trabalho e habitabilidade, também contam com a presença de representantes dos serviços públicos na abertura de diálogo e para o acesso a informações sobre o uso desses equipamentos públicos. Vale destacar que as famílias atendidas pelo Programa são dos alunos da EMEF Almirante Pedro de Frontin e EMEI Helena de Paula, vizinhas do CDC Tide Setubal. Esses alunos frequentam o espaço no contraturno escolar.

É preciso identificar as potências e os desafios do território para ampliar a capacidade de proteção social na localidade. Por meio das várias ações pontuais realizadas com diversos parceiros em 2014 e do seu papel de articulação no território, a Fundação Tide Setubal estreitou laços e construiu bases para que, em 2015, seja possível concatenar a ação numa rede mais madura, prevenindo situações de risco social e pessoal.