Ação Família

Objetivo: estimular o protagonismo das famílias para melhorar sua qualidade de vida e a da comunidade.
Público-alvo: famílias em situação de média e alta vulnerabilidade da região de São Miguel Paulista.

• Participação de 162 famílias no Programa Ação Família e 648 familiares alcançados pelas ações;
  • apoio ao fortalecimento das escolas públicas e organizações da região por meio de parceria com quatro EMEFs (Almirante Pedro de Frontin, Armando Cridey Righetti, José Honório e CEU Três Pontes), com duas CEIs do Jardim Lapenna e com a organização Procedu. Realização de 17 reuniões socioeducativas com 162 participantes e atividades direcionadas a diferentes temáticas, como convivência entre pais e filhos, família e escola, saúde do adulto, orçamento familiar, drogas e participação social, que trazem novas referências e fortalecem a atuação no ambiente intrafamiliar e na relação com os desafios e potencialidades da comunidade e com os direitos e deveres sociais;
  • no trabalho realizado com as escolas, as diretoras destacaram melhora no diálogo e na capacidade de expressão e maior participação no acompanhamento dos pais nos resultados escolares de seus filhos;
  • Oficina Escola de Culinária, parceria com o Instituto Lojas Renner, ofereceu 17 módulos durante o ano com 438 certificações para 146 pessoas;
  • parceria com o Instituto Azzi, com apoio da Universidade Cruzeiro do Sul, possibilitou a melhoria de 31 moradias de famílias selecionadas do Jardim Lapenna e da União de Vila Nova, que receberam até R$ 3 mil para as reformas. No final, as famílias devolveram 20% para um fundo em prol da comunidade;
  • participação na articulação do Fórum de Prevenção à Violência Doméstica de São Miguel Paulista;
  • realização da formação Fortalecendo a Rede de Proteção Social, em parceria com a DRE São Miguel, com a participação de 97 gestores de 45 escolas municipais. A avaliação mostra que os encontros proporcionaram um melhor conhecimento dos serviços presentes na rede, ampliando o repertório de informações. Entender como os atores locais atuam faz, também, compreender algumas fragilidades, trazendo a oportunidade de refletir sobre novas possibilidades.