Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar

Objetivo: irradiar metodologias de educomunicação para contribuir para o exercício do direito à comunicação e potencializar o desenvolvimento local.
Público-alvo: alunos da rede pública, coordenadores pedagógicos, moradores, educadores e educandos de organizações não governamentais.

  • Construção de projetos de formação em educomunicação em cinco escolas públicas da região, com a participação de 330 jovens e professores. Com o uso da metodologia, produziram peças de comunicação (blogs, programas de rádio e reportagem em vídeo) voltadas às questões do cotidiano dos jovens e do olhar para a comunidade;
  • formação de 18 professores nas JEIFs, com temáticas específicas das escolas participantes, usando a comunicação como meio para a apresentação e exposição da reflexão de diretores, coordenadores e professores;
  • realização da formação Pontinho de Cidade, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro. 25 crianças e adolescentes estudam o bairro e o funcionamento da cidade e produzem peças educativas para o Fórum de Moradores do Jardim Lapenna;
  • 15 jovens integram o projeto Intermídia Cidadã, com produção de peças de comunicação educativas e de divulgação para a mobilização da comunidade para o Fórum de Moradores do Jardim Lapenna e Adjacências. O projeto é apoiado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho, com bolsa-auxílio paga diretamente aos jovens;
  • em parceria com o Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar, 97 professores orientadores de informática educativa (POIEs), que atuam no Programa Mais Educação, política pública de educação integral, participaram dos encontros e solicitaram continuidade da proposta de formação para 2014;
  • a convite da DRE, criação e realização do curso para 97 POIEs em parceria com o Núcleo Mundo Jovem, com metodologia baseada no uso das tecnologias para provocar reflexões críticas sobre o território, utilizando diferentes linguagens, como a produção de fotografias, fotonovelas, vídeos, videodocumentários, desenhos e encenações teatrais. Textos inspiradores e experiências de especialistas em geoprocessamento também integraram a formação. Na avaliação da formação, 75% dos participantes disseram que as atividades apresentaram uma didática inovadora e trouxeram subsídios para atuar no ciclo autoral, 100% identificaram possibilidades concretas de multiplicação do conhecimento com outros professores e 66,6% afirmaram que o principal desafio é a necessidade de formação continuada;
  • atuação na produção da proposta editorial e gráfica do jornal De Olho no Plano de Metas - Zona Leste, lançado pelo Movimento Nossa São Paulo em 2014. A publicação apresenta à comunidade as metas estabelecidas pelo prefeito no início de sua gestão para acompanhamento da sociedade civil.