Arteculturação

Objetivo: promover a formação educativa e cultural e estabelecer um ambiente favorável à participação cidadã.
Público-alvo: jovens e grupos culturais da região.

Núcleo Sociocultural (teatro)

• 35 jovens formados no módulo Teatro para Iniciantes, com a elaboração da peça O Sonho de Sophia;
  • divulgação e organização das apresentações, que contaram com público de 160 moradores;
  • inserção dos jovens na programação cultural da cidade, com visitas a exposições, acervo de museus e apresentações teatrais.

Música e luteria (formação musical e construção de instrumentos)

• 15 alunos envolvidos nas atividades de construção de violino no ateliê de luteria.

Pontos de Leitura

• 3.599 usuários ativos nos dois espaços (Ponto de Leitura do Jardim Lapenna e Ponto de Leitura do CDC Tide Setubal);
  • 2.382 empréstimos realizados;
  • 885 pessoas participaram de encontros de Contação de Histórias;
  • participação de 15 jovens em intercâmbio cultural com jovens da Amazônia, em projeto realizado em parceria com a Rede Vagalume.

Programação Cultural

• Realização da oitava edição do Encontro de Cultura Hip Hop com programação elaborada em parceria com os coletivos da região. Durante 12 horas de evento, cerca de 600 pessoas participaram do Encontro, referência do movimento em São Miguel Paulista;
  • realização do Encontro de Cultura Caipira, no Clube da Comunidade Tide Setubal, e da Festa Julina, no Galpão de Cultura e Cidadania. Em cinco dias de festa, cerca de 3.200 moradores participaram da festa, com programação que reuniu Trio Rastapé Flor de Muçambê, Congada de Santa Ifigênia, Grupo Cia. de Moçambique de São Benedito, Cordão Folclórico de Itaquera e Cordão dos Bichos, Jongo de Piquete, Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia e Quadrilha dos Sonhos;
  • realização do Festival do Livro e da Literatura, com programação de estímulo à leitura e acesso ao livro e à literatura em 31 pontos do bairro e participação de cerca de 20 mil pessoas. Dezessete escolas públicas, 28 coletivos, 11 instituições culturais e de ensino – entre elas, Itaú Cultural, Universidade Cruzeiro do Sul, Sesc Itaquera, Instituto Alana – e 23 autores elaboraram a programação e realizaram apresentações teatrais, conversas com autores, rádios de rua, saraus e debates e intervenções artísticas. Entre os temas, destaque para as mesas sobre A Mulher na Literatura, com Márcia Tiburi e Clara Averbuck, Crônicas, uma Leitura do Cotidiano, com Mário Prata, e uma homenagem ao centenário de Carolina Maria de Jesus, com Elizandra Souza e Ecio Salles, idealizador do Festival de Livros da Periferia (Flupp). Cerca de 20 mil pessoas participaram dos três dias de celebração ao livro e à literatura.
  • participação na mobilização e articulação dos artistas locais e dos coletivos culturais da região para a formação do Fórum de Cultura de São Miguel para formulação de proposta de edital de financiamento para ações locais;
  • participação no Grupo de Discussão da Política Municipal do Livro e da Literatura (GD – PMLL) com Litersampa e outras instituições. Após completar pouco mais de um ano de formação, quando desenvolveu uma série de ações para sensibilizar a sociedade civil e o poder público sobre a importância da construção democrática de um Plano Municipal do Livro e da Literatura, o GD – PMLL conseguiu, em 2014, o compromisso da Secretaria da Cultura e da Secretaria de Educação com a portaria municipal, criando o Grupo de Trabalho para a Elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. A proposta visa democratizar o acesso; fomentar a leitura e a formação de mediadores; valorizar a leitura e incrementar seu valor simbólico; e desenvolver a Economia do Livro.