Valorizar os costumes, as práticas e a memória da comunidade é uma diretriz na inserção da cultura como elemento na concepção de desenvolvimento local sustentável da Fundação Tide Setubal. Com o objetivo de promover a valorização do patrimônio cultural (material e imaterial) de São Miguel Paulista e fortalecer a conexão com a cidade de São Paulo, anualmente, eventos como o Encontro de Cultura Hip Hop, o Encontro de Cultura Caipira e o Festival do Livro e da Literatura de São Miguel entram no calendário do bairro, envolvendo as pessoas e dando visibilidade às iniciativas locais com o olhar voltado aos saberes de comunidades, aos direitos humanos e à sustentabilidade. (...) (...)
O Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista ganha, a cada ano, novos escritores, muitas histórias e diferentes leitores. O evento chegou a sua quinta edição em 2014 desenhando um mapa com 31 pontos de atividades focadas no fomento ao hábito da leitura. A programação, ampla e diversa, é resultado de um processo de mobilização de diferentes atores locais. Parceiros comprometidos com a proposta de democratizar o acesso ao livro, estimular a produção literária e valorizar a leitura, que também incluem o evento em sua agenda anual. (...)
Acreditando que o capital humano é uma das dimensões fundamentais do desenvolvimento local, pois justamente em torno dele as condições socioambientais e econômicas podem ser transformadas em benefício do bem comum, ao mesmo tempo que resguarda os princípios de sustentabilidade, a Fundação Tide Setubal atua para o desenvolvimento humano com um sistema de ações que promove uma instância de participação e diálogos de significados na área da cultura, visando construir uma agenda que valorize os costumes, as práticas culturais e a memória da comunidade como patrimônio cultural, material e imaterial de São Miguel Paulista e ponto de partida para estabelecer diálogos interculturais. (...)