Objetivo 3

Valorizar os costumes, as práticas e a memória da comunidade é uma diretriz na inserção da cultura como elemento na concepção de desenvolvimento local sustentável da Fundação Tide Setubal. Com o objetivo de promover a valorização do patrimônio cultural (material e imaterial) de São Miguel Paulista e fortalecer a conexão com a cidade de São Paulo, anualmente, eventos como o Encontro de Cultura Hip Hop, o Encontro de Cultura Caipira e o Festival do Livro e da Literatura de São Miguel entram no calendário do bairro, envolvendo as pessoas e dando visibilidade às iniciativas locais com o olhar voltado aos saberes de comunidades, aos direitos humanos e à sustentabilidade.

Nesse sentido, o fazer com a comunidade, e não para a comunidade, embasa a mobilização e o fortalecimento de diferentes atores locais, que somam suas iniciativas e compartilham experiências, ampliando o acesso à cultura. A leitura e os livros, elementos transversais em diferentes atividades dessa programação, se tornam centrais na edição anual do Festival do Livro e da Literatura de São Miguel – que, em 2014, reuniu cerca de 20 mil pessoas – e na gestão dos Pontos de Leitura no Galpão de Cultura e Cidadania e no CDC Tide Setubal. Nos dois espaços, o atendimento e a mediação de leitura apoiam o contato com o acervo de livros e periódicos disponível para a comunidade. Contações de histórias, oficinas de produção textual e intercâmbios culturais complementam a dinâmica de proporcionar e democratizar o acesso ao livro.

Ampliar o acesso e as ofertas culturais para os moradores, dar visibilidade e valorizar a produção da região, além de estabelecer um diálogo com outras regiões da cidade, são estratégias para novas leituras e releituras da realidade.