Objetivo 1

Contribuir para a redução de vulnerabilidades de adolescentes e jovens de São Miguel Paulista é um dos objetivos estratégicos da Fundação Tide Setubal para cumprir sua missão de auxiliar na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento local. Juventude, família e território são atores centrais desse processo contínuo que parte da oferta de atividades realizadas no Galpão de Cultura e Cidadania e no CDC Tide Setubal e visam ao aumento da participação e o exercício de direitos. Essas ações se ampliam no encontro com diferentes pessoas e nas parcerias com diferentes organizações de São Miguel Paulista para o fortalecimento de práticas educativas em sintonia com o território e com a cidade.

Os projetos desenvolvidos nos espaços com gestão da Fundação Tide Setubal ofereceram ao público atendido, cerca de mil participantes em 2014, formações que usam linguagens e temas para a construção de itinerários formativos com o olhar para a realidade e para os diferentes saberes, unidos em um pensar junto. Essa forma de fazer nas oficinas e na programação cultural e esportiva estimula e preza a convivência, com respeito às diferenças de ideias e de escolhas na perspectiva de desenvolver identidades e o sentido de pertencimento.

A conexão com o local não está só nos elementos da realidade trazidos pelos participantes e trabalhados como conteúdo, mas também no desenho de um território educador, em que o Galpão de Cultura e Cidadania e o CDC Tide Setubal, ao lado de escolas públicas, serviços e equipamentos públicos e coletivos culturais se articulam pela garantia de direitos.

Nesse cenário, o direito à educação de qualidade é fator determinante para o rompimento de ciclos de exclusão e para a redução da vulnerabilidade, por isso, a Fundação busca apoiar o fortalecimento das escolas públicas da região. As EMEFs Almirante Pedro de Frontin, José Honório, Faveira do Mato, Pedro Leite de Cordeiro, as EEs Pedro Moreira Matos, Reverendo Urbano e o CEU Três Pontes contaram com diferentes núcleos da Fundação no desenvolvimento de suas ações em 2014. As metodologias de educomunicação, qualidade de vida, juventude e família, que nascem nas ofertas de atividades, foram alinhadas às demandas dos diferentes parceiros, oferecendo novas referências às escolas e dando a elas mais legitimidade e maior alcance.