Objetivo 2

Fazer “com a comunidade” e não “para a comunidade” é o princípio de atuação da Fundação Tide Setubal desde sua chegada ao território com a missão de contribuir para o desenvolvimento local sustentável e para a melhoria da qualidade de vida pelo empoderamento da comunidade. Essa diretriz está na formulação de suas metodologias, criadas a partir de itinerários formativos baseados no encontro dos saberes de educadores e participantes atentos à sua realidade e, também, no fazer junto com moradores, lideranças, poder público e organizações da sociedade civil para ampliação de ofertas e de efetividade das ações voltadas ao desenvolvimento de São Miguel, empreendidas pelo Estado, pela iniciativa privada e por outras organizações da sociedade civil em um cenário de vulnerabilidades.

Duas linhas de atuação da Fundação Tide Setubal sustentam esse segundo objetivo: mobilizar e articular atores locais e influenciar políticas públicas. A mobilização e a articulação são realizadas em dois modelos de fóruns. O Fórum do Jardim Lapenna, que acontece no Galpão de Cultura e Cidadania, constitui-se como um espaço educativo que parte da organização de demandas dos moradores do Jardim Lapenna, da análise de contextos locais até a interlocução com o poder público, em um processo de estímulo à participação em todas as suas etapas. Em um cenário macro do território, a Fundação participa de fóruns temáticos. Os Fóruns de Educação para o Desenvolvimento Local, de Prevenção à Violência e de Cultura têm papel de instrumentalizar profissionais acerca dos temas e permitem, também, um encontro de rede intersetorial.

A influência em políticas públicas por meio de formações realizadas em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de São Miguel nasce do fortalecimento de instituições locais, a princípio com parcerias diretas com as escolas da região. Atividades curriculares e extracurriculares ganharam o olhar para o lugar onde se vive, em um exercício de transposição dos muros da escola, na relação com outras ações do bairro por um movimento constante de um território educador. Nessa caminhada, a Fundação Tide Setubal esteve em 23 escolas públicas da região. O percurso acumulou experiência e proporcionou um encontro com as políticas públicas de educação em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de São Miguel.

Esse processo ganhou força em 2014, alinhado ao Mais Educação São Paulo, programa do Ministério da Educação (MEC) com ações já iniciadas no ano anterior. Fortalecer a rede de proteção social, rompendo o isolamento para atuar em um cenário de violência crescente no território; levar essa reflexão também para a transformação da ambiência escolar, trabalhando as possibilidades de participação democrática entre professores, alunos e gestores; estimular o uso da tecnologia para projetos interdisciplinares de autoria dos jovens, proposta dos trabalhos colaborativos autorais do novo ciclo autoral; e fortalecer práticas educativas que alinhem esporte e educação, inspiradas em autoria, cooperação e trabalho em grupo, foram as formações que compuseram o itinerário dessa parceria.

No total, 98% das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, as EMEFs, participaram dos cursos, com 8,5% dos seus professores; 52% das escolas fizeram três das quatro formações realizadas; 18% participaram de todas. Nove escolas integram o grupo de trabalho da rede de proteção social.

Na área da cultura, nos últimos anos, a Fundação tem atuado na mobilização de forças sociais no intuito de ampliar um debate propositivo, que aponte caminhos comuns e estabeleça prioridades nas demandas do território com vistas a influenciar as políticas públicas e arranjos locais essenciais, dada as condições de alta vulnerabilidade, potencializadas pela ausência de equipamentos culturais e de orçamento para essa área.

A estratégia adotada institucionalmente em 2014 focou na continuidade das ações de mobilização para a construção e implantação do Plano Municipal do Livro e da Leitura. O Grupo de Discussão do Plano Municipal do Livro e da Leitura, GD PMLL-São Paulo, criado em outubro de 2012, por iniciativa do Núcleo Literasampa, conseguiu em 2014 o compromisso da Secretaria da Cultura e a Secretaria de Educação com a portaria municipal, que criou o Grupo de Trabalho para a Elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. A proposta visa à democratização do acesso; fomento à Leitura e à formação de Mediadores; valorização institucional da leitura e o incremento de seu valor Simbólico; desenvolvimento da Economia do Livro.