influência em políticas públicas

Fundação Tide Setubal integra metodologias desenvolvidas no território à implementação de políticas públicas na educação

A educação é eixo fundamental na concepção do desenvolvimento local sustentável e oferecêla de forma integral é possibilitar um salto nas oportunidades para os jovens. Nos territórios vulneráveis, a escola, em muitos casos, é o único equipamento público acessado por eles. Ao seu lado estão as organizações da sociedade civil, atuando, geralmente, no contraturno escolar, na tentativa de diversificar temas e oportunidades.

Ao longo de sua história em São Miguel, ao inserir o fortalecimento de instituições locais como linha de atuação, a Fundação Tide Setubal estabeleceu parceria com escolas públicas, incentivando, por meio de suas metodologias e da escuta, outras formas de aprender, de se relacionar, de conviver. Atividades curriculares e extracurriculares ganharam o olhar para o lugar onde se vive, em um exercício de transposição dos muros da escola, na relação com outras ações do bairro por um movimento constante de um território educador. Nessa caminhada, a Fundação Tide Setubal esteve em 23 escolas públicas da região. O percurso acumulou experiência e proporcionou um encontro com as políticas públicas de educação em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de São Miguel.

Esse processo ganhou força em 2014, alinhado ao Mais Educação São Paulo, programa do Ministério da Educação (MEC) com ações já iniciadas no ano anterior. Fortalecer a rede de proteção social, rompendo o isolamento para atuar em um cenário de violência crescente no território; refletir e diversificar práticas também para a transformação da ambiência escolar, trabalhando as possibilidades de participação democrática entre professores, alunos e gestores; estimular o uso da tecnologia para projetos interdisciplinares de autoria dos jovens, proposta dos trabalhos colaborativos autorais do novo ciclo autoral; e fortalecer práticas educativas que alinhem esporte e educação, inspiradas em autoria, cooperação e trabalho em grupo, foram as formações que compuseram o itinerário dessa parceria.

No total, 98% das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, as EMEFs, participaram dos cursos, com 8,5% dos seus professores; 52% das escolas fizeram três das quatro formações realizadas; 18% participaram de todas; nove escolas integram o grupo de trabalho da rede de proteção social. Muito além dos números, a parceria com a Diretoria Regional de Ensino proporciona a ampliação no raio de atuação e vai ao encontro da crença institucional no papel do Estado democrático para potencializar ações bem-sucedidas realizadas por quem atua nas periferias e conhece de perto suas demandas. Dessa forma, ganha força a ampliação de oportunidades e a garantia de direitos sociais da população de territórios vulneráveis.

NÚCLEOS ENVOLVIDOS

(Clique aqui e saiba mais)