influência em políticas públicas

Esporte-Educação, que Jogo É Esse?

No contexto escolar, ainda há quem pense que entrar em campo nas aulas de Educação Física representa apenas uma forma de oferecer momentos de recreação para os alunos. A recreação faz parte da prática esportiva, mas existem inúmeros conceitos e experiências que ampliam as possibilidades de atuação, formação e transformação por meio do esporte. Apresentar referências de esporte-educação e proporcionar a experimentação prática aos professores de Educação Física foi a proposta do curso Esporte-Educação, que Jogo É Esse? Realizado pela Fundação Tide Setubal e DRE São Miguel, em parceria com a Fundação Gol de Letra, o curso tinha como objetivo fortalecer a identidade do professor de Educação Física e, ao mesmo tempo, mostrar práticas inovadoras.

As aulas foram divididas em quatro temas: conceitos e práticas de esporte e educação integral, esporte educacional e participação, esporte e transformação social e desafios e reflexões do cotidiano da Educação Física. Além do trabalho de esporte-educação desenvolvido pela Fundação Gol de Letra, os professores de Educação Física conheceram a metodologia de cooperação do especialista Cambises Bistrick, do projeto Cooperação, e a experiência do Movimento Nacional de População de Rua, com o futebol callejero, apresentada por Thiago de Jesus Reis, seu coordenador.

Ampliação e novos conceitos sobre esporte-educação, construção conjunta de saberes e a experimentação prática foram pontos fortes do curso, segundo os 38 profissionais inscritos. Na avaliação final, 78% dos participantes apontaram que até duas práticas pedagógicas apresentadas no curso contribuíram para sua atuação na escola. Ainda durante o curso, os professores já sinalizavam o uso do aprendizado no dia a dia. No final, sete propostas pautadas no esporte educacional foram criadas, a partir do roteiro de orientação entregue no curso. As propostas foram publicadas em um livreto, distribuído para os participantes do curso.

NÚCLEOS ENVOLVIDOS

(Clique aqui e saiba mais)


CONFIRA OS DEPOIMENTOS


“Foi a melhor dos últimos 12 anos. Eles construíram a informação junto com a gente e isso promove uma mudança no olhar do professor.”

Junivan Rodrigues de Sousa,
EMEF Hélio Tavares

“O curso foi bem dinâmico, os professores são bem-preparados. Aprendemos coisas diferentes. O que eles fazem na Fundação Gol de Letra é bem condizente com a realidade que encontramos nas escolas.”

Leila Minson, EMEF Hélio Tavares

“O curso teve muita prática. O café e a forma de acolhimento também foram diferenciados. As outras vivências de que participei sempre ficaram muito na teoria. Essa se aproximou mais da nossa realidade, pois eles também trabalham com crianças em vulnerabilidade.”

Joiceleia Batista Alves, EMEF Dama Entre Rios Verde

“O que chamou mais a atenção foi a questão da cultura esportiva, pois estamos no meio de uma briga entre autores e professores. O curso provou que é possível socializar e educar por meio do esporte. O que tenho aprendido aqui tem influenciado o meu dia a dia. Estamos envolvendo mais os alunos e trabalhando com esportes diferentes, como capoeira e, agora, com tchoukball.”

Franklin Leandro Martins, EMEF Pe. José de Anchieta

“Achei fantástico o curso desde o primeiro encontro. Ele está proporcionando a reciclagem total de vários conceitos. Além disso, está fazendo com que nós, educadores físicos, resgatemos jogos interativos, rodas de conversa, entre outras atividades.”

Elaine Cristina Augusto, EMEF Dama Entre Rios Verdes